game-room-interior-with-powerful-super-computers-consoles-keyboards-playing-video-games

Curitiba recebe Encontro Paranaense de E-Sports.

A cidade mais inovadora do país será também a capital do esporte eletrônico do Brasil. Em maio, Curitiba vai receber o Encontro Paranaense de E-Sports, evento pioneiro que reunirá palestrantes, jogadores, equipes, desenvolvedores de jogos e empresários do setor em busca de conhecimento, novos negócios e entretenimento. O encontro acontece entre 25 e 28 de maio, no Clube Duque de Caxias.

Evento trará palestras, workshops e atividades especiais, além do PGT, torneio gamer exclusivo para alunos dos colégios e universidades do Paraná

A cidade mais inovadora do país será também a capital do esporte eletrônico. Entre 25 e 28 de maio, o Clube Duque de Caxias, em Curitiba, vai receber o Encontro Paranaense de E-Sports, evento pioneiro que trará conteúdos acadêmicos e uma competição gamer estudantil com a presença de influenciadores e campeões mundiais de jogos eletrônicos.

A programação trará um ciclo de palestras sobre o mercado de jogos, lançamentos, investimentos, tendências, cases de sucesso e muito mais. Presencialmente, o público poderá participar de inúmeras atividades voltadas à cultura Geek, conhecendo de perto o mundo da Realidade Virtual, do desenvolvimento de jogos, voltar no tempo visitando o Museu de Games ou experimentar os simuladores de corrida mais modernos do Brasil.

Além de se divertirem com atividades para toda a família, os participantes também poderão inscrever-se nos workshops e nas rodadas de negócios que vão ocorrer durante o evento, tendo a oportunidade de conhecer e estar perto de grandes jogadores e personalidades do esporte eletrônico brasileiro.

“O que era puro entretenimento há alguns anos, agora é uma atividade com mais de 100 milhões de jogadores no Brasil. Estamos falando de um mercado bilionário em que somos reconhecidamente uma potência mundial. Além do viés econômico, o E-Sport é também um importante recurso de inserção social para o jovem, visto que o desenvolvimento deles é muito rápido e os indicadores socioeconômicos revelam um futuro promissor para todos”, comenta Diego Pereira, diretor executivo do EPEs.

Os ingressos estão à venda no site www.esportsparana.com.br.

PARANÁ GAMING TOURNAMENT – PGT

Além das palestras e atividades especiais, o encontro vai receber a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado, concorrendo a prêmios e disputando os jogos mais populares do momento.

O torneio ocorre em duas fases distintas. A primeira, totalmente online, será o Classificatório Aberto, onde as equipes disputam entre si quem avança para o Classificatório Fechado. A fase mata-mata vai definir as equipes que estarão em Curitiba, durante o encontro, disputando presencialmente a Fase Final da competição interescolar nos jogos Valorant, LoL e FIFA 2023.

As inscrições para o PGT já estão abertas e as partidas eliminatórias vão ocorrer sempre aos finais de semana. A primeira classificatória será dias 8 e 9 de abril e as inscrições podem ser feitas até sábado.

“Será uma festa do esporte escolar. Vamos transformar o ginásio do Clube Duque de Caxias em uma verdadeira Arena Gamer, algo que nunca aconteceu por aqui. O PGT nasce com uma pegada inovadora, com o objetivo de democratizar o acesso do jovem paranaense ao universo dos E-Sports. É a oportunidade que eles têm para participar de um campeonato, fazer parte de uma equipe gamer e concorrer a uma premiação muito interessante”, explica Diego.

As equipes interessadas em participar do torneio devem ficar atentas ao regulamento e fazer as inscrições no site www.esportsparana.com.br.

PALESTRAS E WORKSHOPS

A programação acadêmica trará um conteúdo alinhado aos principais assuntos inerentes ao esporte eletrônico na atualidade, abordando temas como o direito aplicado aos e-sports, descarte e reciclagem de lixo eletrônico, o mercado de games no Brasil e no mundo, desenvolvimento de jogos, lançamentos de jogos independentes e cases de sucesso de equipes competitivas e eventos do segmento gamer.

Haverá também painéis que abordam temas voltados ao desenvolvimento pessoal, criação e patrocínio de equipes, psicologia esportiva, nutrição e diversos assuntos ligados à saúde física e mental dos jogadores.

Os workshops trarão oficinas de games e vão mostrar, na prática, como é o passo a passo para a criação de um jogo de computador, trazendo ainda temas relacionados à manutenção de hardware, jogos indies, organização de eventos e muito mais.

PARCERIA AMBIENTAL

O Encontro Paranaense de E-Sports é parceiro da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e vai colaborar com os projetos da instituição, abraçando o programa de preservação do papagaio-de-cara-roxa, espécie endêmica do litoral paranaense e que está em processo de extinção, restando apenas 4 mil indivíduos livres na natureza.

A parceria do evento com a SPVS vai colaborar com o monitoramento das aves nos berçários naturais da Ilha do Mel.

INCENTIVO

O Encontro Paranaense de E-Sports é incentivado pela Copel através do Proesporte, a Lei de Fomento e Incentivo ao Esporte do Estado do Paraná, com apoio do Governo do Estado, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, Union E-Sports e Gamescola, com organização da Arena On e realização da Meiuca Esportes.

SERVIÇO

Encontro Paranaense de E-Sports

Data: 25 a 28 de maio

Local: Clube Duque de Caxias

Endereço: Rua Costa Rica, 1173 – Bacacheri

Inscrições, programação e informações: www.esportsparana.com.br

Compartilhe